segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Para ler...

Livro: As mulheres de Van Gogh - Seus amores e sua loucura


Brigas com a família, paixões arrebatadoras, decepções amorosas, relações com prostitutas, rupturas polêmicas com pintores amigos, automutilação, suicídio – houve de tudo na fascinante vida de Vincent Van Gogh. Mas houve sobretudo amor pelos seres humanos e dedicação à arte, como se pode verificar, por exemplo, em sua defesa de mineiros oprimidos e nas belíssimas obras em que retrata a vida no campo.

O historiador da arte Derek Fell, que une o profundo conhecimento de pintura à habilidade de escrever de maneira agradável e envolvente, constrói um panorama abrangente da vida e da obra de Van Gogh, abordando desde a influência e a amizade dos impressionistas até a turbulenta relação com Paul Gauguin e a descrição de uma época que revelou pintores até hoje reverenciados.

As mulheres de Van Gogh é um livro revelador e ao mesmo tempo comovente. Além de mergulhar no processo de loucura do grande gênio, resgata o homem carente e apaixonado que buscava na pintura e nas mulheres um meio de fugir da angústia e da incompreensão. É o retrato definitivo do artista, que, mais do que ousar na escolha de cores e criar uma obra inovadora, misturou em suas tintas uma grande dose de dor e sangue.

"Minha maior ambição é conseguir a incorreção, o desvio, a remodelação, a mudança na realidade..."
                                                                                                                                                                                                Van Gogh

Nenhum comentário:

Postar um comentário